terça-feira, 24 de março de 2015

Água – Como cuidar melhor desse recurso finito?

Desde 2007 o Projeto AJO Ambiental vem promovendo  conscientização e Educação Ambiental com foco nos resíduos sólidos urbanos (nosso lixo) e no combate ao desperdício dos recursos (água e energia), em especial a água, recurso essencial a vida no Planeta Terra.

Já sabemos que a Educação Ambiental precisa estar inserida na Educação Nacional conforme determina o Art. 2º da Lei 9.795/99 - Política Nacional de Educação Ambiental, que define a Educação Ambiental como um componente essencial e permanente da Educação Nacional devendo estar presente de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal. Sabemos, também, que a escola é o alicerce para a construção de cidadãos conscientes e comprometidos com as questões ambientais e que serão os herdeiros do futuro.


Para mostrar na prática como é importante envolver as crianças e os jovens em projetos de conscientização e Educação Ambiental, entrevistamos o Professor Amarildo R. Ferrari, coordenador CENED http://www.cenedcursos.com.br que idealizou o Programa Água: Conscientização e Cuidado - Ciclo de Palestras em Escolas Públicas do Rio Grande do Sul sobre o Uso Consciente da Água.

AJO: O que motivou a idealização do Programa Água: Conscientização e Cuidado?
 Prof. Amarildo: O principal motivador deste projeto foi a recente crise hídrica em nosso país e a consequente falta de conhecimento e educação por parte do público. Percebi, então, que é necessário educar e conscientizar as crianças e adolescentes o mais breve possível. Com isto em mente pensei neste ciclo de palestras em escolas públicas.

AJO: Sabemos o quanto é difícil conseguir recursos financeiros para promover Conscientização  e  Educação Ambiental no nosso país. O seu Projeto chama a atenção da sociedade para uma contribuição financeira e em troca dá recompensas. Como funciona?
Prof. Amarildo: Realmente, nem sempre conseguimos ajuda financeira quando elaboramos um projeto, nem do governo, nem de fundações. Por mais interessante que um projeto seja, muitas vezes, fica sem realização, engavetado, por falta de recursos financeiros. O meu projeto utiliza-se de um sistema recente propiciado pela internet que é o chamado “crowdfunding” ou financiamento coletivo. Neste sistema você expõe seu projeto, faz divulgação nos meios virtuais, como redes sociais, e-mail e outros, com a finalidade de receber contribuições para a realização do projeto. As recompensas são uma forma de agradecer a quem contribui e também uma forma de motivar para contribuir.

AJO: Como o Programa Água: Conscientização e Cuidado será oferecido às Escolas Públicas do Rio Grande do Sul?
Prof. Amarildo: O projeto é a realização de palestras de Conscientização sobre o uso da Água, no dia a dia, não somente nas escolas, mas também em casa e em outros lugares. A meta é a realização de 20 palestras, se o valor necessário para o projeto for alcançado. Serão escolhidas as escolas, programadas as datas e a sua consequente realização. As palestras realizadas serão publicadas em redes sociais e blog, com fotos, para que os contribuintes acompanhem a execução do projeto.

AJO: O Programa de Palestras pretende atingir aproximadamente de 3.000 a 4.000 alunos. Sabemos que as escolas ainda tem dificuldades de promover  conscientização e Educação Ambiental dentro do Currículo Escolar. Como o Senhor pretende abordar essas questões para os alunos?
Prof. Amarildo: Para que o aluno goste da palestra e tenha novos pensamentos, de mais cuidado e proteção à água, utilizarei de vários recursos audiovisuais e, dentro do possível, interativos. Com isto pretendo motivar a mudança de comportamento no dia a dia de cada aluno, bem como incentivar a escola a tratar o tema água mais constantemente, de forma interdisciplinar. Darei ênfase, especialmente, ao crescente uso da água e sua consequente diminuição, mostrando que cada pequena ação diária que fazemos em favor da água pode trazer grandes mudanças.

AJO Além das palestras, o Programa Água: Conscientização e Cuidado pretende promover eventos com práticas envolvendo os alunos?

Prof. Amarildo: Inicialmente estão programadas somente as palestras, porém, estas serão um medidor para verificar projetos de continuidade nas escolas, como por exemplo, uso eficiente da energia, reaproveitamento de resíduos, horta escolar, etc.