sexta-feira, 16 de maio de 2014

Dicas Ecológicas



Você sabia que cerca de 20% da população do mundo (mais de 7 bilhões) não tem acesso a água potável? 
Segundo o relatório conjunto da OMS/UNICEF publicado  em maio/2013, um terço da população do mundo (2,4 bilhões de pessoas) ficarão sem acesso ao saneamento melhorado em 2015. http://www.unicef.org/mozambique/pt/media_12613.html
O que devemos fazer no nosso dia a dia para usar esse recurso com responsabilidade?

O Projeto AJO fomenta a necessidade de combater o desperdício dos recursos naturais (água e energia).  A água é um recurso essencial a vida, dependemos totalmente desse recurso para a nossa sobrevivência.

Podemos contribuir sendo mais conscientes quando estivermos consumindo esses recursos (água e energia) dentro da nossa casa, dentro do nosso condomínio, dentro da nossa empresa, etc.

  •  Uma torneira aberta gasta, em média, de 12 a 20 litros de água por minuto. Manter a torneira fechada quando não estiver usando evita desperdício.
  •  Um banho ecologicamente correto não deve ultrapassar 5 minutos com o chuveiro aberto. Durante a escovação dos dentes mantenha a torneira sempre fechada.
  •  O vaso sanitário é responsável por 70% do consumo de água (descargas antigas) em um condomínio.  Só use a descarga para suas necessidades básicas.
  •  Antes de lavar a louça, aproveite os guardanapos descartáveis (usados) e retire os resíduos dos pratos, travessas e panelas.  Assim você economiza água e evita que esse resíduos comprometam suas tubulações (esgoto).
  •  Use a máquina de lavar roupas sempre com a capacidade máxima para evitar desperdício de água e energia.
  •  Procure molhar o jardim sempre na primeira hora do dia ou no final do dia. No verão molhe duas vezes, 15 minutos são suficientes. Não use a mangueira para lavar calçadas.
  •  Apague as luzes quando não estiver usando e desligue os aparelhos elétricos (stand by).  Abra as cortinas durante o dia para receber a luz natural (energia limpa e renovável).
  •  Não jogue comida no lixo, aproveite as sobras e reinvente novos pratos ou doe para quem tem fome. Até o alimento chegar a nossa mesa são gostos milhões de litros de água potável e quando a comida é descartado no lixo compromete a vida útil do Aterro sanitário.
  •  Separe os resíduos recicláveis (papel, plástico, vidro,  metal, etc.) e o óleo usado (fritura) em garrafas pet e faça doação para cooperativas e/ou projetos.  Esses resíduos descartados de forma inadequada poluem rios e lagoas e mais produtos químicos serão usados para deixar a água potável, própria para o consumo humano.

 Se cada um fizer a sua parte, sendo consciente na hora de comprar, de usar e de descartar, é possível minimizar os impactos ambientais e possibilitar o futuro das próximas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário