segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Escassez de Água Potável – O que fazer?

Com as notícias constantes sobre as preocupações com a falta de chuvas e a escassez de água potável para abastecer as cidades mais afetadas do nosso país é preciso redobrar as atenções para combater o desperdício desse recurso finito e já tão escasso no mundo.

Apesar da crise ainda é comum o descaso de vazamentos de água potável nas ruas e calçadas das cidades brasileiras, mas cabe a cada cidadão cobrar das companhias responsáveis pela gestão de abastecimento de água nas suas cidades mais comprometimento e ação rápida para sanar esses problemas.

Uma grande parcela da população ainda ignora as notícias preocupantes com a falta de água, poluem os rios e lagoas descartando todos os tipos de resíduos, e continuam desperdiçando água potável lavando carros e varrendo calçadas com mangueiras e essas cenas ainda são comuns nas cidades.  Infelizmente a falta de conscientização e de Educação Ambiental refletem essas atitudes humanas que comprometem ainda mais a sustentabilidade dos recursos hídricos.

Podemos ser mais conscientes quando estivermos consumindo este recurso dentro da nossa casa, dentro do nosso condomínio, dentro da nossa empresa, etc.

- Uma torneira aberta gasta, em média, de 12 a 20 litros de água por minuto. Manter a torneira fechada quando não estiver usando evita o desperdício.
- Um banho ecologicamente correto não deve ultrapassar 5 minutos com o chuveiro aberto.
- Durante a escovação dos dentes mantenha a torneira fechada.
- O vaso sanitário é responsável por 70% do consumo de água em um condomínio (descargas antigas).  Só use a descarga para suas necessidades básicas.
- Antes de lavar a louça, aproveite os guardanapos descartáveis (usados) e retire os resíduos dos pratos, travessas e panelas.  Assim você economiza água e evita que esses resíduos comprometam suas tubulações (esgoto).
- Use a máquina de lavar roupas sempre com a capacidade máxima para evitar desperdício de água e energia.
- Usar a mangueira para lavar calçadas é um ato totalmente antiecológico.
- Procure molhar o jardim sempre na primeira hora do dia ou no final do dia. No verão molhe duas vezes, 15 minutos são suficientes.
- Separe o óleo usado (fritura) em garrafas pet e faça doação para cooperativas e/ou projetos. 1 litro de óleo polui 1 milhão de litros de água.  

Vamos praticar nas nossas atividades cotidianas mais atitudes e ações sustentáveis para possibilitar o futuro das próximas gerações.  


2 comentários:

  1. Parabéns. M.Odete pela sua posição muito oportuna nesse momento de stress hídrico, de sensibilizar a população quanto aos hábitos de consumo....momento de refletir, racionar e RESPEITAR UM BEM CADA VEZ MAIS ESCASSO E FINITO - PARABÉNS PELA POSTURA CIDADÃO E SUSTENTÁVEL - ABRAÇO E AVANTE!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Marcos pelo sua importante contribuição! Colocar essas pequenas ações em prática nas nossas atividades cotidianas fazem muita diferença, quando elas são multiplicadas pela totalidade.

    ResponderExcluir