sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Produção de Lixo Urbano (resíduo sólido) e Coleta Seletiva

A geração de lixo urbano no Brasil está em torno de 230.000 ton/dia  (dados  do IBGE).  Deposita-se cerca de 50 a 60% em lixões, segundo estimativa dos órgãos de fiscalização ambiental.  A média de geração per capita no pais gira em torno de 0,8kg/hab/dia, sendo que nos grandes centros urbanos como Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, este índice ultrapassa 1,0kg/hab/dia.


O Lixo (doméstico, industrial e eletrônico) contribui para o aumento do Aquecimento Global (CO2= dióxido de carbono e CH4 = gás metano).

Estudos compravam que a separação e a reutilização de resíduos (lixo) contribuem na redução de materiais descartados nos aterros sanitários.

Desenvolver formas de reaproveitamento usando a teoria dos 3R's  Reduzir, Reutilizar e Reciclar  e promover a Conscientização e a Educação Ambiental proporcionam uma série de benefícios econômicos, além de ganhos ambientais.


A Coleta Seletiva deve ser encarada como uma corrente de três elos: Conscientização e Educação Ambiental <--- Logística <--- Destinação <---.      
  
O planejamento deve ser feito do fim para o começo da cadeia, pensar primeiro na destinação: para onde vão os resíduos e como vão ser transformados, depois na logística: qual o espaço para armazenagem de acordo com a produção (diária, quinzenal ou mensal) e por fim a Conscientização e  a Educação Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário