quarta-feira, 19 de junho de 2013

LIXO ZERO


O crescimento da produção de lixo nas grandes cidades brasileiras é cada vez mais difícil de solução. Quanto maior a população, maior será a dificuldade de gestão do lixo. No Rio de Janeiro algumas ações importantes já foram tomadas, como o fechamento do aterro de Gramacho  e outros lixões para atender a Lei 12.305 - Política Nacional dos Resíduos Sólidos-PNRS.

 
Os problemas com o lixo na Cidade Maravilhosa ainda são visíveis, alguns cidadãos cariocas ainda jogam lixo nas esquinas, ruas e praças e  nos dias de coleta os catadores espalham o lixo nas calçadas gerando grandes transtornos para quem transita nas calçadas, principalmente em lugares próximo aos pontos de ônibus e para os garis na hora da coleta. Falta conscientização do cidadão carioca e um comprometimento maior da prefeitura. 
 
 
 
Para mudar esse cenário degradante a Prefeitura do Rio lançou no dia 10/06/13 o Programa Lixo Zero que irá multar quem for flagrado descartando lixo nas ruas. A Prefeitura vai contar com o apoio da campanha educativa do Rock in Rio para ajudar a conscientizar a população a não jogar lixo na rua.
 
 
 
  
 A partir de 1º de julho, trios formados por agentes da Comlurb, da Guarda Municipal e da Polícia Militar estarão nas ruas para punir o cidadão que sujar os espaços públicos. O valor da multa varia de R$157 a R$3 mil, de acordo com o volume do lixo descartado. Saiba mais sobre as multas http://g1.globo.com/platb/mundo-sustentavel/2013/04/10/por-que-o-rio-decidiu-multar-quem-joga-lixo-no-chão
 
 
 O Programa Lixo Zero terá início nas ruas do Centro, em seguida, Leblon, Lagoa e Ipanema. Depois Copacabana e Botafogo e aos poucos, a Comlurb levará a ação para toda a cidade. Em cerimônia realizada no Museu de Arte do Rio, na Praça Mauá, o prefeito Eduardo Paes falou sobre a importância de mudança cultural no descarte do lixo. Saiba mais http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?article-id=3894965
 
 


9 comentários:

  1. Olá amiga Odete.
    Sempre um post de qualidade para nossa reflexão. Parabéns! Tente descobrir do que um abraço é capaz. Quando bem apertado, ele ampara tristezas, combate incertezas, põe a nostalgia de lado.... Por isso eu vim trazer o meu abraço para você e agradecer a tua presença e as doces palavras de carinho que você deixa em minha página a cada visita. Partilhar da tua amizade é um privilégio. Sou grata por sua amizade e companheirismo. Beijos com meu afeto e carinho
    Gracita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga Gracita pela sua visita e pelo abraço. É uma grande satisfação a nossa parceria no Educadores Multiplicadores.
      Bjs.
      Odete

      Excluir
  2. Olá Multiplicadora Odete, felicidades para toda sua casa!

    Dia 05/07 estamos completando um ano de atividades. Vou confessar que não é nada fácil ter que organizar todas as postagens constantemente, atender inúmeros pedidos em off, porém fazemos com muito carinho e procuramos fazer o nosso melhor da forma que é possível para nós, em virtude de tempo e cansado do trabalho.

    No momento estamos de férias do trabalho e, para aproveitar esse tempo extra (as férias) queremos pedir a você em especial que convide outros educadores para conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. Assim nossa festa no dia 05/07 será ainda mais abrilhantada. Vamos alargar nossas fronteiras! Todos pela Educação!

    DIVULGUE PARA SEUS AMIGOS PROFESSORES o EDUCADORES MULTIPLICADORES.

    A parceria é exclusiva para blogs de Educadores/Professores que escrevem conteúdos ligados diretamente à Educação.

    Por de falta de tempo, pedimos desculpas pela demora em lhe visitar.
    .
    Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve. Agradecemos sua compreensão!

    Atenciosamente,

    IRIVAN

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Prof. Irivan pela sua visita e meus parabéns antecipado pelo aniversário do EM e pelo seu empenho e dedicação para atender os objetivos do Blog EM.

    Abs.
    Odete

    ResponderExcluir
  4. Nossa achei seu blog incrível e já estou participando dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Weslley Gois pelos elogios ao Projeto AJO Ambiental e por nos seguir. Convide seus alunos para conhecer o Blog.

      Abs.
      Odete

      Excluir
  5. Olá!
    Vim retribuir sua visita e conhecer seu blog. Gostei e já estou seguindo!
    O assunto lixo e problema em todos os lugares. Gostei da medida com multa... espero que dê certo, mas não é fácil...
    Abraço!

    http://www.educacaoinfantilnaescola.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Postei uma breve introdução sobre seu projeto no meu blog, http://wgmatematica.blogspot.com.br/2013/07/projeto-ajo-ambiental.html

    Pois acho seu trabalho incrível...

    ResponderExcluir
  7. Olá parceiro Weslley!

    Gostei muito da sua iniciativa de divulgar a história do Projeto AJO Ambiental no seu Blog. Fico muito feliz de saber que um jovem professor compreendeu a mensagem do Projeto AJO Ambiental e se tornou um multiplicador.

    Um grande abraço.
    Odete

    ResponderExcluir