terça-feira, 22 de outubro de 2013

Ações Sustentáveis e o Poder da Multiplicação


Ações sustentáveis, são aquelas atitudes conscientes que praticamos no nosso dia a dia  sem comprometer a sustentabilidade do nosso planeta. Quando essas mudanças acontecem dentro da nossa casa, do nosso condomínio, na nossa rua, no nosso bairro, na empresa onde trabalhamos, etc., essas ações se tornam multiplicadoras e em cada ambiente por onde passamos vamos plantando novas sementes que vão possibilitar uma grande multiplicação.

Mas o que podemos fazer para que essa ações sustentáveis aconteçam e se multipliquem cada vez mais no meio ambiente onde vivemos?  O primeiro passo é o comprometimento de cada um nas suas ações cotidianas e o segundo passo é o envolvimento para que essas ações se multipliquem.

A Educação Ambiental quer provocar a mudança de comportamento e atitudes diante do meio ambiente, de forma a possibilitar a melhoria da qualidade de vida. Estimular o uso dos recursos naturais de forma sustentável e combater o desperdício é fundamental para minimizar (diminuir) a escassez desses recursos.

Mesmo que você não tenha estudado os conceitos da Educação Ambiental, mas tenha a preocupação de que o futuro das próximas gerações depende das nossas ações, você pode contribuir começando dentro de sua casa. Quando você passa a observar que algumas mudanças nas suas atitudes começam a fazer uma grande diferença, de forma, a possibilitar uma melhor qualidade de vida, isso passa a ser um sinalizador nas suas decisões.

Cabe a cada um de nós a responsabilidade de passar aos nossos filhos e netos, que são os herdeiros do futuro, bons exemplos a serem seguidos. O consumo consciente e o uso dos recursos naturais de forma sustentável, utilizando os 3R's (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e combatendo sempre o desperdício, é fundamental para minimizar os  impactos ambientais.

 
Se você é consciente na hora de comprar e não desperdiça os recursos naturais (água e energia) nem os alimentos, evitando jogar comida no lixo e separando os resíduos recicláveis para uma destinação correta, você já está praticando ações sustentáveis e contribuindo para a sustentabilidade do nosso planeta.

 

   Depoimento da amiga Bárbara Soraya - Experiência
     com o Projeto AJO Ambiental, entrevistada pelo sobrinho Luan.

 

 

4 comentários:

  1. Olá Multiplicadora Odete, felicidades!

    Pedimos desculpas pela nossa ausência, é que fazem alguns meses que nosso tempo é muito curto. Porém, o projeto E.M. continua seguindo firme, graças a você, que tem nos ajudado!

    Parabéns, você/blogue é destaque no Educadores Multiplicadores por ter contribuído para a educação de nosso país.

    Link abaixo: http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2013/12/educadores-multiplicadores-do-mes-de.html

    Estamos de banners novos, e também, caso queira pegar o selo que caracteriza o destaque, fique a vontade. Lembramos que adicionar o selo do “Top Caneta de Ouro” e/ou “Top comentarista” é opcional.

    O EDUCADORES MULTIPLICADORES e o MARQUECOMX agradecem pela interação e confiança no projeto, que é de todos nós.

    Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    IRIVAN

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Prof. Irivan pela nossa parceria nos Blogs "Projeto AJO Ambiental, Educadores Multiplicadores e Marquecomx. É uma satisfação poder contribuir para possibilitar uma melhor Educação para o nosso país. Agradecemos mais uma vez pelo reconhecimento do trabalho que promovemos através do Projeto AJO Ambiental.

    Um grande abraço. Que o amor de Deus esteja sempre presente nas nossas ações.
    Odete

    ResponderExcluir
  3. Olá! Venho lhe convidar para conhecer a comunidade “Educadores na Web” que acabei de criar. A proposta da comunidade é ser um espaço para divulgação de conteúdos específicos da educação e um ponto de encontro para os educadores ativos na internet espalhados pelo Brasil. Conto com sua participação! Grande abraço! https://www.facebook.com/educadoresnaweb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Erica Bosi pelo convite e por visitar o nosso espaço. Abs.

      Excluir