segunda-feira, 10 de março de 2014

Lixo nosso de cada dia

O carioca acaba de  passar  por uma experiência avassaladora com a greve dos garis na Cidade do Rio de Janeiro. O lixo acumulado por todos os bairros também deixou a imagem da Cidade abalada para os turistas que vieram de várias partes do mundo para assistir o Carnaval Carioca. http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/03/pontos-turisticos-do-rio-tem-lixo-acumulado-com-greve-de-garis.html

Diante desse cenário que comprometeu o bem estar da Cidade, cabe uma reflexão em duas vertentes: Em primeiro lugar a insatisfação dos garis que muitas vezes são ignorados, trabalhando debaixo de chuva ou de sol escaldante, de mais de 40Cº, para coletar o lixo que produzimos e deixar as ruas limpas. Em segundo lugar a falta de conscientização das pessoas,  o consumismo exagerado e a produção exorbitante de resíduos "lixo".  

Não sabemos o que motivou os garis a entrarem em greve em pleno Carnaval, mas o que constatamos é que a greve comprometeu todo um planejamento da Companhia de Limpeza Urbana "COMLURB" para a manutenção da Cidade durante o Carnaval.


A falta de conscientização dos cidadãos na hora de produzir e descartar o lixo ainda é assustadora. A responsabilidade na produção de lixo segundo a Política Nacional dos Resíduos Sólidos - PNRS, Lei 12.305/2010, é compartilhada, envolvendo sociedade, empresas, prefeituras e governos estadual e federal, ou seja, todos têm responsabilidade sobre o lixo que produzem e a Lei passa a valer a partir de Agosto/2014.

Já falamos em outras matérias que é possível reduzir o  lixo utilizando os 3R's (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), mas é necessário um comprometimento maior dos nossos governantes nas três esferas (municipal, estadual e federal) e de toda a sociedade civil para fazer valer o que determina a PNRS.

Vamos nos empenhar para mudar os nossos hábitos como cidadão, buscar alternativas para destinar de forma correta o lixo nosso de cada dia. O nosso planeta pede socorro e os recursos naturais "água, florestas, minerais, etc." estão cada vez mais escassos e as nossas atitudes enquanto cidadãos podem fazer muita diferença e possibilitar o futuro das próximas gerações. Acesse o site do Projeto AJO Ambiental e saiba mais www.ajoambiental.com






4 comentários:

  1. Multiplicadora, a vida daquele blog depende de você!

    Dê a sua opinião, não deixe que mais um blog morra!

    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2014/04/multiplicadora-nao-deixe-que-mais-um.html

    Contamos com a sua presença! Desde já, agradecemos por sua visita.

    Irivan Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Prof. Irivan Rodrigues pela visita ao Blog do Projeto AJO Ambiental.

    Abs.
    Odete

    ResponderExcluir
  3. Olá faço parte dos Educadores multiplicadores, já estou seguindo, aguardo sua visita:http://proaisesilvaartedeeducar.blogspot.com.br/
    uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Olá Educadora Aise Silva! Obrigada pela sua visita e por seguir o Blog do Projeto AJO Ambiental. Estaremos visitando seu Blog.

    Abs.
    Odete

    ResponderExcluir