quinta-feira, 31 de março de 2016

O Planeta Terra por um fio, você acredita?

São tantas as evidências de que o Planeta Terra não suporta mais as agressões provocadas pelas ações humanas (secas extremas, florestas em chamas, chuvas torrenciais, cidades alagadas, rios e mares poluídos, etc.).   

Já sabemos que as Mudanças Climáticas já estão acontecendo de forma assustadora e que esses fenômenos estão causando sérios danos à humanidade e as consequências futuras serão cada vez mais alarmantes, pois se o nível do mar subir de 0,8 a 2 metros  conforme um levantamento da ONG Co+Life, baseado no Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (http://viajeaqui.abril.com.br/materias/noticias-lugares-engolidos-pelo-mar) os danos serão irreparáveis e muitos lugares desaparecerão do mapa.

E nós, enquanto cidadãos (mais de sete bilhões no mundo inteiro) o que estamos fazendo para minimizar os impactos ambientais que causamos ao planeta por longas décadas?

O crescimento populacional, a falta de saneamento básico, o consumismo, a produção exagerada de resíduos (lixo) e o desperdício dos recursos naturais afetam diretamente a sustentabilidade do nosso planeta. O Projeto AJO Ambiental tem discutido essas ações e durante 8 anos vem promovendo conscientização e Educação Ambiental, sensibilizando o cidadão a fazer a sua parte para possibilitar o amanhã das próximas gerações.


Para colaborar com aqueles que querem fazer o dever de casa, separando seus resíduos para uma destinação correta, incluindo o passo a passo da Coleta Seletiva conforme determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/2010, e o uso dos recursos naturais de forma consciente e responsável, sempre com ênfase nos 3R’s (reduzir, reutilizar e reciclar), lancei em Set/2015 o livro Projeto AJO Ambiental 7anos sensibilizando e provocando mudança de hábitos em prol da sustentabilidade, através da Pod Editora.

O livro trás o passo a passo dos 7anos do Projeto AJO no Condomínio Joaquim Távora, desde a implantação do Projeto Piloto em agosto/2007, e comprova que com comprometimento e apoio de todos os moradores é possível minimizar os impactos ambientais produzidos pelo lixo (resíduos sólidos) e combater o desperdício dos recursos naturais (água e energia), trazendo benefícios e retorno financeiro para o condomínio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário