domingo, 4 de junho de 2017

Iniciativa que faz a diferença!


O mundo globalizado trouxe facilidades com a modernidade e também grandes problemas causados pelo consumo exagerado, a multiplicação de embalagens  e o aumento na produção de resíduos sólidos urbanos.  São muitos os tipos de embalagens (vidros, plásticos, isopor, etc.) que causam grandes impactos ao meio ambiente, poluindo o ar, a água, o solo, e contribuindo para o desequilíbrio ambiental. É possível diminuir a produção de resíduos sólidos (lixo), usando a criatividade, os 3R’s (reduzir, reutilizar e reciclar) e reaproveitando mais.

Foi exatamente com esses conceitos que a artesã Amanda Sousa Figueiredo, apaixonada por Biologia e comprometida com a Educação Ambiental, idealizou seu projeto buscando nas embalagens de vidro (garrafas de vários tipos, descartadas na natureza de forma irregular) uma oportunidade de negócio, empreendendo com muita criatividade. Amanda contou que tudo começou com a ideia de pintar garrafas de vidro para a decoração da festa de aniversário do seu filho, mostrando para as pessoas que dá pra fazer algo bem criativo usando as garrafas descartadas que para muitos representa apenas lixo. Acabou pintando 77 garrafas que foram distribuídas como lembranças para os amigos. A iniciativa foi um grande sucesso e a partir daí, ela decidiu continuar o recolhimento dessas garrafas.


Amanda também relatou que conseguiu mobilizar os parentes e amigos através das redes sociais e passou a receber doações de garrafas de todos os tipos e tamanhos, vindas de vários bairros do Rio de Janeiro. Então, seu negócio prosperou, aumentando a consciência ambiental dos amigos, pois o vidro pode levar até 1 milhão de anos para se decompor na natureza,  mas destinado de forma correta minimiza os impactos ambientais. A iniciativa da artesã Amanda virou empresa, tornando-a uma empreendedora de sucesso, produzindo lindas garrafas personalizadas com vários temas e hoje ela é reconhecida pela sua determinação e empreendedorismo, participando de vários eventos e bazares em todo o grande Rio, divulgando seu trabalho e gerando renda.


Podemos observar que com comprometimento e criatividade é possível minimizar os impactos ambientais provocados pelos resíduos sólidos, gerando renda com pequenas ações que multiplicadas podem fazer uma grande diferença e o nosso planeta agradece.


4 comentários:

  1. Esse trabalho é admirável.
    Parabéns amiga,por sua garra, determinação e otimismo.
    Siga em frente,tudo dará certo

    ResponderExcluir
  2. Encontrei seu cantinho.
    É lindo.
    Ótimas ideias.
    Por isso passei a segui-lo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Professor Gilberto Cantu pelo seu comentário e por seguir o Projeto AJO Ambiental! Que bom que gostou do nosso trabalho. Veja esse link http://projetoajoambiental.blogspot.com.br/2015/04/estamos-divulgando-os-resultados-da.html sobre uma pesquisa, que o Projeto AJO Ambiental participou, com foco no desenvolvimento da Educação Ambiental no Brasil. Os dados são importantes e certamente vai ser do seu o interesse. Abraços!

    ResponderExcluir