sexta-feira, 9 de agosto de 2019

O que fazer com as sacolas plásticas? Repense, Reduza, Reuse e Recicle.


Discute-se, há cerca de uma década, sobre os grandes impactos ambientais causados pelas sacolas plásticas disponíveis nos supermercados e em outros comércios para as compras que chegam até as nossas casas todos os dias.

A partir dessas preocupações surgiram as sacolas biodegradáveis. Criadas como uma alternativa sustentável, pois a decomposição poderia ocorrer em até 18 meses, reduzindo os problemas ambientais gerados pelas sacolas comuns, que demoram cerca de 100 anos para se decompor.


As sacolas biodegradáveis são capazes de se decompor sob determinadas condições de luminosidade, umidade, temperatura e disponibilidade de oxigênio. Como exemplo, temos as sacolas de resinas de amido (do milho, mandioca ou batata) que, ao entrar em contato com o solo, passam por uma transformação e são degradadas por micro-organismos.

A biodegradação e compostagem desse material plástico ocorrem quando esses produtos são destinados para usinas de compostagem, onde possuem condições adequadas de temperatura, umidade, luz e microorganismos suficientes para que a degradação ocorra. Já a decomposição dessas sacolas em lixões a céu aberto ainda é desconhecida, pois ainda não se sabe sobre a eficiência desse material nas condições encontradas nos lixões (ainda comum no Brasil) e até mesmo em aterros sanitários.

O Brasil é o 4o maior produtor de lixo plástico do mundo (11 milhões de toneladas por ano e recicla apenas 1%), ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia, segundo estudo recente realizado pelo Fundo Mundial para a Natureza – WWF.  O relatório “Solucionar a Poluição Plástica – Transparência e Responsabilização", apresentado em marco/2019 na Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEA-4) em Nairóbi – Quênia, aponta que, sem a destinação adequada, boa parte dos resíduos plásticos acaba nos oceanos. O volume de plástico que chega aos oceanos por ano é de aproximadamente 10 milhões de toneladas, o que equivale a 23 mil aviões Boeing 747 pousando nos mares e oceanos todos os anos.

O brasileiro produz, em média, 1 kg de lixo plástico por semana, uma das maiores médias do mundo, segundo o relatório do WWF. A poluição gerada pelo plástico compromete o ar, a água e o solo. O que podemos fazer para diminuir o uso excessivo de embalagens plásticas é, acima de tudo, ser consciente e praticar os 4R’s (Repensar, Reduzir, Reusar e Reciclar) no nosso cotidiano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário