sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Muitas Ações Sustentáveis em 2013

 
Podemos dizer que 2012 foi um ano de muitas conquistas para o Projeto AJO Ambiental, participamos de muitos eventos em prol da sustentabilidade do nosso planeta.  Promovemos conscientização e Educação Ambiental com foco nos resíduos sólidos "lixo" e no combate ao desperdício dos recursos naturais "água e energia", sensibilizamos e provocamos mudança de hábitos nos amigos e ganhamos  muitos amigos e parceiros comprometidos  com as causas ambientais.

 
 

Queremos brindar 2012 com muito entusiasmo e esperança.  Desejamos que 2013 multiplique as nossas ações de forma cada vez mais sustentável, possibilitando uma melhor qualidade de vida para as presentes e futuras gerações.


9 comentários:

  1. Oi Odete,sou do grupo Professores multiplicadores. Vim conhecer o seu blog e já estou seguindo. Venha conhecer o meu
    http://sosprofessor-atividades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Beta por visitar e seguir o Blog da AJO. Gostei muito do seu Blog. A Educação é o caminho e o professor é o guia. Parabéns!

      Excluir
  2. Olá Odete obrigada pela mensagem que me deixou no blog Educadores e Multiplicadores, onde formamos uma parceria, e obrigada por elogiar meu blog também, espero você lá no meu espaço mais vezes. Eu já estou a lhe seguir, gostei muito do projeto AJO AMBIENTAL, eu há muito tempo AJO faço a minha parte, e orientei os meus filhos a fazerem o mesmo, aqui em casa já é um hábito a separação do lixo orgânico e do lixo reciclável!Mas amiga vou ser sincera com você, e como sou com todo mundo, eu reciclo o lixo (que eu falo de lixo seco, para ajudar aqueles que vivem da venda do próprio para o seu sustento, e talvez até para usarem em artesanatos, pois eu mesma já usei muito, gosto de artesanatos). Agora dizer que reciclo por uma ação sustentável... Isso não. Sabe porque Odete, pelo pouco que conheço, e se eu estiver errada por favor me explique. Para mim não é a reciclagem que vai ajudar as futuras gerações com relação ao meio ambiente, pois o que contamina a terra, os lençóis freáticos, é a decomposição do lixo orgânico, o chorume !!! Eu sei que existem há um bom tempo um moderno sistema de drenagem, que suga o gás e o chorume resultantes da decomposição do lixo, e os conduzem para uma estação de tratamento para gerar ENERGIA !!! Gostaria muito de entender o porquê de muitos políticos e comerciantes serem contra este tipo de projeto, sendo que seria a solução para muitos !!!
    Odete desculpe a minha posição com este assunto, mas SUSTENTÁBILIDADE tanto os governos (do mundo todo) como todas as cidades e municípios deveriam ser os mais interessados para melhorar a qualidade de vida do planeta!!!
    Abraço amiga, e vamos continuar fazendo a nossa parte.
    Clarice Moreno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clarice!

      Obrigada por visitar o Blog da AJO Ambiental. Gostei de suas preocupações, pena que grande parte da população ainda não despertou para a consciência ambiental. Para esclarecer melhor as suas indagações precisávamos de uma longa conversa. Mas posso lhe dizer que a sustentabilidade do nosso planeta depende muita das nossas ações.

      Podemos dizer que o lixo "resíduos sólidos" (estamos falando de todos os tipo de lixo: urbano (doméstico, eletroeletrônico...), hospitalar, industrial, etc.) é o 3º. maior problema ambiental do mundo. Já existe muitos projetos de Gestão do Lixo que são exemplos, como é o caso de Portugal e da Suécia (veja matéria no facebook do AJO http://www.facebook.com/projetoajoambiental).

      A Gestão do lixo precisa ser elaborada de acordo com a realidade de cada cidade. Um dos maiores problemas na produção de lixo é o consumismo, por isso temos que incluir nas nossas atividade diárias os 3R's reduzir, reutilizar e reciclar. Não sei se você observou que o Projeto AJO dá ênfase ao REDUZIR e REAPROVEITAR e só RECICLAR aquilo que não puder reutilizar ou reaproveitar. Quando se recicla, os resíduos voltam como matéria prima e ajuda a poupar os recursos naturais, mas mesmo assim o processo de reciclagem causa impactos ambientais.

      A partir de 2014 vamos ser obrigados a fazer a separação dos resíduos sólidos (nosso lixo) conforme determina a Lei 12.305 Política Nacional dos Resíduos Sólidos. O atraso de quase 20 anos no gerenciamento do lixo no Brasil se deve em parte a falta dessa lei, mas é claro que durante muito tempo não houve um comprometimento dos nossos governantes e até hoje ainda é muito tímido. Falta informação, capacitação e mobilização da sociedade em massa para fazer valer a PNRS que determina a Responsabilidade Compartilhada e obriga os fabricantes a fazer a Logística Reversas dos produtos pós consumo, bens inservíveis.

      Um grande abraço.
      Odete

      Excluir
  3. Olá amiga!
    Sou do grupo Professores Multiplicadores.
    Passei para conhecer o seu Blog e achei interessante. Parabéns!
    Estou te seguindo. Aguardo a sua visita. Bjos
    http://professoracleides.blogspot.com.br/
    http://cleidespedagoga.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cleides por visitar e seguir o Blog da AJO Ambiental. vou visitar seus Blogs.

      Bjs.
      Odete

      Excluir
  4. Passa lá no blog http://sosprofessor-atividades.blogspot.com.br
    Tem selinho de Natal para você.
    Bjos

    ResponderExcluir