sexta-feira, 15 de março de 2013

Diga não ao Desperdício


O consumo exagerado gera desperdício e compromete os recursos naturais, principalmente, o desperdício de água (recurso já escasso em alguns países do mundo), de comida e de alimentos, tão necessários para a nossa sobrevivência. É urgente a necessidade de combatê-lo no nosso cotidiano.
 
Numa postagem anterior falamos sobre uma pesquisa do Institution of Mechanical Engineers (IMechE),  organização britânica,  mostrando que metade da comida produzida no mundo acaba no lixo.
 
Diante da expectativa de alguns especialistas, que acreditam que essas perdas podem ser revertidas com mudanças de padrões de produção e consumo, representantes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e da Organização das Nações Unidas  para a Alimentação e a Agricultura (FAO), lançaram uma campanha global contra o desperdício de alimentos "Pensar.Comer.Conservar".
 
 

 
 
Diga não ao desperdício, a ideia é alertar sobre o desperdício de comida própria para o consumo, cerca de 1,3 bilhão de toneladas, jogada fora todos os anos. Segundo a Campanha, o esforço para reduzir esse desperdício é um trabalho conjunto de toda a sociedade. Saiba mais: http://www.pnuma.org.br
 

 É possível sim combater o desperdício com um consumo consciente e responsável, repensar antes de comprar e só comprar aquilo que é necessário. O Projeto AJO Ambiental fomenta a mudança de hábitos e estimula a prática dos 3R's (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).
 
Reduzir o consumo desnecessário, consumo consciente.
Reutilizar e reaproveitar tudo que for possível, pois quando estamos reutilizando ou reaproveitando, possibilitando um novo destino para aquele material, deixamos de provocar impactos ambientais.
Reciclar tudo aquilo que não for possível reutilizar ou reaproveitar. No processo de reciclagem os resíduos podem ser transformados em matéria prima, poupando os recursos naturais, mas de alguma forma provoca impactos ambientais.

 
 

4 comentários:

  1. Boa noite Odete!

    Acho que se tivessemos essas manifestações de consciência há mais tempo, pelo menos em parte, não haveria tanta gente passando fome na atualidade.
    Parece bobagem, mas a maioria das pessoas coloca mais comida no prato do que vai comer e alguns ainda acham que aquele "pouco" que será desperdiçado não fará falta.
    Temos de, realmente, fazer campanhas de conscientização, pois algumas pesssoas "não estão nem aí".

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá Carlos!

    É exatamente com esse pensamento que acontece, em parte, o desperdício. As pessoas costumam dizer que é só um pouco, mas se multiplicar esse pouco por milhões de pessoas com a mesma atitude, a diferença é absurda.

    Numa viagem recente voltando de Belo Horizonte, paramos num restaurante (comida a kg) para almoçar e logo observei uma família na mesa ao lado, sete pessoas entre adultos e crianças. No final do almoço todos deixaram mais de 1/4 de comida em seus pratos. Quando a garçonete apareceu para limpar a mesa eu olhei pra ela e falei: Quanto desperdício? Então ela me respondeu é sempre assim.

    Obrigada por visitar e seguir o Projeto AJO Ambiental.

    Abs.
    Odete

    ResponderExcluir
  3. Olá Multiplicadora Odete, Felicidades a toda sua casa!

    Educadora, estamos aqui em nome de todos os EDUCADORES MULTIPLICADORES e precisamos de sua ajuda para alargar as fronteiras do conhecimento e encurtar a distância entre os educadores.

    Ajude-nos a conhecer novos trabalhos, fazer novas e boas amizades, todos nós ganharemos.

    Gostaríamos que você convidasse 2 ou 3 blogs de sua lista de professores, convidando-os a conhecerem e, quem sabe a participarem da Família EDUCADORES MULTIPLICADORES. Lembramos que os blogs devem ter conteúdos com foco EDUCACIONAL.

    Certo de sua atenção, agradecemos em nome de todos os Educadores Multiplicadores. Contamos com você! Fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    IRIVAN

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Irivan!

      Tenho divulgado o Blog do Educadores Multiplicadores para os amigos professores, mas a maioria deles não tem Blog, só Facebook. Acabei de firmar uma nova parceria com http://www.educadoresonline.com.br. O trabalho deles tem foco na Educação e acredito que pode ser interessante uma parceria entre EM e o EO.

      Um grande abraço.
      Odete

      Excluir