quarta-feira, 5 de junho de 2013

Consciência Ambiental


Hoje é o dia do Meio Ambiente, 05 de junho, criado pela  ONU (Organização das Nações Unidas) em 1972. Já naquela época havia grandes preocupações com a  degradação que o homem vem causando ao meio ambiente e os riscos para a sua sobrevivência.

Muitos eventos estão acontecendo durante essa semana, em várias partes do mundo, para tratar dessas preocupações que estão relacionadas as questões globais, tais como: aquecimento global, mudanças climáticas, escassez dos recursos naturais, desastres naturais, crescimento desordenado das grandes metrópoles, etc.

A sobrevivência da humanidade e a sustentabilidade do nosso planeta dependem das nossas ações. É preciso um maior comprometimento do ser humano em suas atitudes para possibilitar a sobrevivência das futuras gerações.  

A Educação Ambiental quer provocar a mudança de comportamento e atitudes diante do meio ambiente, de forma a possibilitar a melhoria da qualidade de vida.

Quando falamos em qualidade de vida, devemos estabelecer critérios ambientalmente corretos, ou seja, devemos procurar sempre agir de forma consciente. O lixo, que produz metano, é um dos grande problemas ambientais do mundo e a falta de conscientização e de Educação  Ambiental do ser humano agrava cada vez mais esse problema. 

O Projeto AJO Ambiental, que começou como projeto piloto  no Condomínio Joaquim Távora, e com o apoio dos seus parceiros do Site (Palmares Adm. de Imóveis, Disque Óleo, Rio Eco Consciente) e do Blog (Educadores Multiplicadores, Marquecomx, Educadores Online), vem fazendo a sua parte, promovendo Conscientização e Educação Ambiental há quase 06 (seis) anos,  estimulando o uso dos recursos naturais de forma sustentável, incentivando o consumo consciente e responsável, o combate ao desperdício e a separação dos resíduos sólidos "nosso lixo" com destinação correta para minimizar (diminuir) os impactos ambientais em prol da sustentabilidade do nosso planeta.

 

 

8 comentários:

  1. Excelente matéria! Compartilhamos em nosso blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Parceira, estamos despertando a consciência dos amigos internautas para que eles sejam multiplicadores.

      Excluir
  2. Oi Odete!
    Que artigo excelente minha amiga! temos que trabalhar muito para conseguir conscientizar nossas crianças para este problema que se agrava dia após dia. Belíssima iniciativa.
    Beijos
    Gracita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga Gracita!
      Obrigada por estar sempre visitando o Blog da AJO e contribuindo com seus comentários. Gostaria muito que os parceiros do Educadores Multiplicadores estivessem mais envolvidos e comprometidos com as questões ambientais e que pudessem, também, envolver seus alunos nessas discussões. Bjs.

      Excluir
  3. Excelente Odete, pois necessitamos pensar e refletir sobre o que temos feito com o meio ambiente. Vivemos numa sociedade em que consumo exagerando e o desperdício impera infelizmente. Espero que a consciência e necessidade de preservar o meio ambiente se torne algo comum em nossas vidas. Se poder visita meu blog: O Saber Geográfico. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Prof. José Carlos por visitar o Blog do Projeto AJO Ambiental e por contribuir com sua opinião muito importante.

      Gostei muito do seu Blog e das postagens. Sua área de ensino é muito interessante. Não tenho muito conhecimento de Projeções Cartográficas, mas aprendi um pouquinho quando fiz Pós-Graduação em Gestão e Controle Ambiental.

      Já estou seguindo seu Blog.

      Abs.
      Odete

      Excluir
  4. A conscientização deve começar desde cedo. Parabéns pela iniciativa. Um abraço.
    Adriana.
    http://profaadrianadezerto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá parceira Professora Adriana Dezerto!

      Obrigada por visitar o Blog do Projeto AJO Ambiental e contribuir com sua opinião.

      Parabéns pela sua profissão, pelo Lindo Blog http://profaadrianadezerto.blogspot.com.br e pelo fundo musical muito agradável e com uma linda mensagem de esperança.

      Um grande abraço.
      Odete

      Excluir