quarta-feira, 20 de junho de 2018

O Desafio de manter a Cidade Maravilhosa Limpa


Os problemas com o lixo na Cidade Maravilhosa estão cada vez mais insustentáveis e isso mostra a falta de comprometimento da atual gestão e de muitos cidadãos cariocas que ainda jogam lixo nas esquinas, ruas e praças, formando grandes lixões. O Programa Lixo Zero, idealizado pela gestão anterior em 2013 para multar o cidadão que descartasse lixo nos espaços públicos infelizmente não aconteceu.

A produção exagerada de resíduos (embalagens de papelão, plásticos, vidros, isopor, eletroeletrônicos, etc.) e a falta de conscientização e de Educação Ambiental contribuem cada vez mais para o grande aumento de lixo. É preciso conscientizar e sensibilizar o cidadão, desenvolver formas de reaproveitamento, usando a teoria dos 3R’s (reduzir, reutilizar e reciclar), fazendo com que cada um seja mais consciente na hora de comprar e na hora de descartar seus resíduos.


A implantação da Coleta Seletiva é uma forma de reduzir significativamente o lixo, mas o cidadão carioca ainda tem muitas dificuldades para conhecer e separar os resíduos recicláveis. Observamos que em alguns projetos de coleta seletiva em shopping centers e outros espaços públicos não funcionam, serve apenas como projeto de fachada, pois a separação dos resíduos recicláveis não acontece de forma correta pela falta de promoção da conscientização e da Educação Ambiental envolvendo os cidadãos.

O nosso lixo é composto de vários tipos de resíduos e para fazer a separação correta desses resíduos é preciso conhecer e identificar cada tipo de resíduo, que pode ser:


Na implantação da coleta seletiva nos condomínios é importante levantar os dados necessários para a definição do projeto, mas antes é preciso responder algumas perguntas, como: quem vai coordenar o projeto, equipe de apoio, quais os resíduos vão ser separados, se os resíduos recicláveis vão ser comercializados ou doados (ponto muito importante), qual o período de armazenagem, quem vai coletar os resíduos, etc. O custo/benfício varia de acordo com o tamanho da comunidade e o comprometimento com a implantação do projeto.  A separação pode ser feita sem muita estrutura se for separar para a coleta seletiva que já passa na rua. Saiba mais sobre coleta seletiva no site da Prefeitura do Rio

Na separação dos resíduos, é importante definir a destinação adequada para cada tipo de resíduo, o óleo de fritura que causa grandes danos nas redes de esgotos, deve ser separado para uma destinação correta através de uma cooperativa e os resíduos orgânicos podem virar adubo para os jardins e hortas através da compostagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário