sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Crise no Abastecimento de Água na Cidade do Rio de Janeiro



O ano novo do carioca começou com sérios problemas no abastecimento de água que deveria ser potável, mas, infelizmente, há sérios problemas de poluição nos rios que abastecem a Cidade e que ao longo dos anos fica cada vez mais difícil tornar a água potável, apesar do estado ter água doce em abundância.
Rio Guandu

Há mais de 15 dias o cidadão carioca está numa corrida frenética para conseguir comprar água mineral, pois não consegue beber a água potável que chega todos dias na sua casa, apesar de pagar muito caro para ter esse bem valioso e necessário a vida. São muitas as notícias de que a CEDAE tem buscado alternativas para eliminar o cheiro horrível que exala da água quando se abre a torneira e mesmo assim a empresa garante que a água está própria para o consumo.

A falta de educação e de conscientização ambiental dos cidadãos contribui para o aumento da poluição dos rios e lagos com o descarte inadequado de esgotos e resíduos. Para minimizar a poluição dos rios é preciso mais rigor do poder público, avançar no saneamento básico e multar quem polui esses mananciais, seja pessoa física ou empresas.

É preciso uma reflexão maior das nossas atitudes como cidadão, como empresário, como sociedade, como poder público, etc. A ganância do homem sem limite e o consumo exagerado comprometem a escassez dos recursos naturais, a vida da humanidade e a sustentabilidade do Planeta Terra.

“A terra é capaz de absorver as necessidades dos homens, mas não a ganância. Sejamos nós a mudança que nos queremos para o mundo” - Mahatma Gandhi


3 comentários: