quinta-feira, 20 de maio de 2021

Projeto Urbano com Abelhas sem Ferrão – Iniciativa do Bem em Tempos de Pandemia!


A pandemia da Covid-19 nos tem feito repensar mais as nossas atitudes e buscar novas formas de aproveitar o tempo de confinamento dentro de nossas casas com ideias inteligentes que podem contribuir para uma melhor qualidade de vida, interagindo de forma sustentável com o meio ambiente local. O que você está fazendo, em tempos de pandemia, para mudar seus conceitos e proporcionar mais qualidade de vida?

Pensando nessas atitudes, fomos conhecer a iniciativa de um amigo, Paulo Froufe - aposentado (ex-funcionário da Reduc/Petrobrás) com abelhas sem ferrão, projeto adaptado em casa dentro de um condomínio em área urbana próxima a Floresta da Tijuca. Já sabemos da importância de preservar as florestas, que as abelhas tem um papel fundamental nesse processo e que algumas espécies, principalmente de abelhas sem ferrão, estão ameaçadas de extinção, devido a várias interferências do homem na natureza.


 AJO Ambiental

Olá Paulo, que prazer ter a oportunidade de conhecer e divulgar o seu projeto com abelhas sem ferrão! Gostaria que você nos contasse como surgiu essa iniciativa?

 Paulo

A Pandemia nos forçou a modificar nossas atitudes e nossos hábitos com a orientação de ficarmos em casa, evitando a circulação e impondo cuidados e distanciamento, etc. No início não fazia ideia se seria uma situação passageira e que logo depois se tornaria global. A partir daí entendi que era momento de mudança. A rotina se tornando incômoda com os dias, meses passando e a necessitava de algo para entretenimento e me ocupar, evitando assim as doenças da mente. Sempre apaixonado por fabricar pães, bolos, tortas e doces e sempre buscando qualidade e sabores diferenciados, eu procurei incorporar o mel não só pelo sabor, como também para agregar valor aos produtos. Em determinado momento percebi que o mel que obtinha não era de qualidade, não era puro, era adulterado, o que modificava o sabor dos produtos acabados.  Certo dia, minha esposa me mostrou um vídeo através de um canal no YouTube, onde em uma residência dentro de um condomínio, havia um enxame de abelhas que, para minha surpresa, eram com ferrão atrofiado, ou seja, não defensivas, não agressivas, abelhas nativas brasileiras, sendo tratadas como animal de estimação, silvestre.

AJO Ambiental

Nossa Paulo, que ideia incrível! Como você, cidadão urbano, fez para concretizar esse projeto?

Paulo

A curiosidade me levou a diversas pesquisas e estudos, onde descobri que temos mais de 300 abelhas nativas no Brasil e que temos legislação para criá-las por ser animal silvestre, que diferentemente das abelhas africanizadas, que só podem ser criadas em zonas rurais por terem ferrão, essas sim podem ser criadas em apartamentos e casas. Entendi também que o tratamento deveria ser diferenciado, pois algumas abelhas estão em extinção devido ao desmatamento e ao crescimento urbano desorganizado. Algumas estações do ano devemos ter atenção redobrada, outras podemos colher um pouco de mel e própolis, produtos de excelente qualidade e útil para a nossa saúde. Digo um pouco porque elas necessitam desses insumos para a própria sobrevivência, o mel como energético e o pólen como proteína. Vale ressaltar que o pólen das abelhas nativas não é para consumo humano como o pólen das abelhas africanizadas. Das nativas podemos retirar o mel, que inclusive é utilizado por muitos chefs de cozinha, própolis, também, para consumo após preparo, e a cera para ajudar nas estruturas das abelhas quando necessário. A princípio vi a oportunidade de conseguir o mel puro para meus produtos. Assistindo vídeos de pessoa idônea e criador de algumas espécies, comprei os méis disponíveis e percebi diferença em aroma e paladar. Mesmo ainda não dominando a técnica de manejo para cuidados com a criação de abelhas e ainda estudando sobre, decidi iniciar a construção do Meliponário, onde crio 3 espécies; Jataí, Mandaçaia e Bugia para obter mel em pequenas quantidades, suficiente para degustar e incluir em minhas receitas.

AJO Ambiental

É possível observar o cuidado e os detalhes na fabricação das caixas e a utilização de alguns materiais reaproveitáveis, como garrafas pet e outros. Você certamente tem muita habilidade e experiência na execução de projetos. A sua experiência profissional contribuiu na realização desse projeto?

Paulo

Optei pelas caixas INPA que me facilitam tanto no manejo como no momento de uma divisão, porque são módulos (ninho sobre ninho e melgueiras) e por ser mais higiênico no momento de retirada de insumos, principalmente mel. Quanto a utilização de garrafas pet e fitas eu utilizo para evitar ataques de animais predadores como lagartixas, pererecas e outros. Também utilizo as tampas e bicos para facilitar o reconhecimento das entradas pelas abelhas em caso de manejo. Na meliponicultora temos várias opções de caixas!  Interessante que dependendo da região do nosso país, cada meliponicultor tem sua preferência, seja na facilidade de manejo ou por ordem cultural mesmo. As medidas de tamanho e espessura variam para cada espécie de abelha como o clima da região.

 AJO ambiental

Paulo, você disse que ainda é iniciante, mas já mostrou que tem comprometimento e responsabilidade durante mais de 1 ano de convívio com as abelhas sem ferrão, que produziram uma quantidade pequena de mel até o momento. Como é o dia a dia e a manutenção para mantê-las saudáveis e produtivas?  

Paulo

Observar, cuidar e principalmente plantar arvores frutíferas, legumes, ervas e verduras, pensando em transformar em pasto para as abelhas. O registro dessa coleta de mel fiz apenas para demonstração, mas não é interessante coletar em período de estação mais fria porque são poucos os recursos na natureza para as abelhas. Quando vou coletar o mel, uso bomba sugadora, luvas, touca, máscara e depois faço a filtragem do mel para evitar algum tipo de resíduo. Estudar e assistir vídeos, me fez perceber o quanto é possível me ocupar, sendo gratificante, terapêutico e importante para nossa sobrevivência, pois creio que mais de 80% do que consumimos é fruto do trabalho desses pequenos e organizados animais. Sem a polinização não teríamos alimentos.  Como exemplo e curiosidade, quando saboreamos um belo e suculento morango, muitos não tem ideia de que só fora possível através da polinização de abelhas e principalmente da nossa Jataí. Não é raro no cultivo e plantio de morangos a necessidade de contratar Meliponicultores que tenham enxames de abelha jatais para assim facilitar a polinização dos mesmos. É preciso proteger e cuidar da natureza, pois ela nos presenteia todos os dias.


Paulo, pensando em agregar mais informações a sua iniciativa, pedimos ao amigo Cleycon Silva, Pesquisador Ambiental e Consultor em Meliponicultura, seu depoimento sobre a importância do seu projeto com abelhas sem ferrão e a melhor forma de preservá-las!

 Gleycon

O Brasil precisa de mais cidadãos como o Paulo Froufe, são atitudes simples assim que fazem a diferença. Muitas vezes pensamos que para mudar o mundo e contribuir para a preservação da natureza, precisamos de planos gigantescos e muita disponibilidade de recursos e tempo, entretanto não é bem assim. Vemos nesse lindo relato a importância do passo a passo, o conhecimento e o mais importante, a atitude de quem quer contribuir para a preservação das abelhas e além de tudo, ter uma atividade muito prazerosa e saborosa! As abelhas são essenciais para o nosso planeta! Ver pessoas engajadas em aprender sobre elas é algo maravilhoso e que nos renova as esperanças de um mundo mais sustentável, com pessoas mais conscientes de suas ações! Afinal devemos nos lembrar que as abelhas são responsáveis por cerca de 70 a 80% de toda a polinização, e se as abelhas sumirem, as plantas que são a base de toda alimentação também sumirão. E além disso, as plantas também são responsáveis por transformar a energia solar em oxigênio. Um mundo sem o alimento base e sem oxigênio o suficiente para todos os seres respirantes, com certeza seria uma catástrofe da qual não podemos medir o caos! Por essa razão se faz sempre necessário pensarmos em um mundo mais sustentável e de preferência com as nossas abelhinhas.

AJO ambiental

Por último quero agradecer ao amigo Paulo Froufe por compartilhar conosco essa importante iniciativa com abelhas sem ferrão e agradecer, também, ao amigo Gleycon Silva pelo seu belo depoimento!

 

 

 




Um comentário:

  1. 1º "...abelhas nativas brasileiras, sendo tratadas como animal de estimação, silvestre". Nunca pensei que eu fosse viver pra ver um absurdo desse. Os pets são "animais de estimação" pq foram domesticados, tanto que a luta é para praticar a castração e evitar o crescimento populacional dos animais. Agora louvar uma atitude dessa com as abelhas? Conheci a abelha Jataí quando criança e morava na roça, elas produzem pouquíssimo mel, só o suficiente para manter a colmeia.

    2º"...para obter mel em pequenas quantidades, suficiente para degustar e incluir em minhas receitas." Degustar??? Animal nenhum existe para satisfazer as necessidades e muito menos os "caprichos" humanos. Não àtoa ja existem outras alternativas ao mel, como o Agave.
    enfim, QUANDO A GENTE ACHA QUE ESTAMOS NO CAMINHO DA EVOLUÇÃO COMO SERES HUMANOS, me custa crer que em 2021 o ser humano continue achando que é Deus e que os animais são seus serviçais, retirando-os de seu habitat nattural e aprisionando-os como se fossem um "mimo" que se adquire para satisfazer os prazeres da carne. L-A-M-E-N-T-Á-V-E-L!!! O ser humano realmente é um projeto que não deu nada certo!!!

    ResponderExcluir